Sobre

A principal finalidade desse blog é centralizar informações para minha consulta futura própria, com dicas/informações que me foram ou serão úteis... simples assim!

Mas de qualquer forma, os visitantes que aqui chegarem são todos bem vindos e terão acesso aos textos que estarei aqui compartilhando, produzidos por mim mesmo, copiados na íntegra de outras fontes, ou mesmo traduzidos.

Caso tenham algum comentário, elogio ou crítica construtiva, fiquem à vontade de fazê-los. Estejam cientes que não sou expert em nenhum assunto, mas sim um mero aprendiz que tem curiosidade por alguns temas.

Um abraço e obrigado pela visita!

Hugo

----------------------------

Sobre o meu ambiente de trabalho:


- Utilizo no meu dia a dia estações de trabalho windows XP (32 bits) e windows 7 (64 bits)

- Tenho instalado o VMWare Workstation nos meus windows

- No VMWare Workstation, tenho uma máquina virtual rodando Linux Fedora 13 (32 bits), 14 (32 bits) CentOS 6.4

- Nessa máquina virtal Fedora, instalei o Xampp 1.7.3a, webmin, samba, ruby, rails, etc...

- Para prevenir futuras reinstalações de máquinas virtuais a partir do zero, tenho cópias das máquinas virtuais (snapshots), para o caso de eu necessitar um Linux "novo" já configurado.

- Abandonei o Fedora porque algumas coisas me chatearam demais. Primeiro porque esse negócio de ficar lançando novas versões constantemente tornavam meu Fedora obsoletos rapidamente. Hoje em dia, não tenho mais tempo de ficar reinstalando e configurando a partir do zero uma nova máquina com Fedora. E segundo porque minha decepção com o Fedora 17 foi muito grande. Essa porcaria de versão ficava travando constantemente logo naquela tela onde se faz o login de usuário na tela gráfica do Gnome. Após seguidas reinicializações, o problema não se resolvia, o que praticamente me deixava inoperante, só me deixando como alternativa acessar o Fedora remotamente via SSH. Isso me deixava muito, mas muito decepcionado. Terceiro: li muitas opiniões sobre o CentOS, tanto favoráveis quanto desfavoráveis. Pesou a favor dessa distribuição o fato de ser derivada do RHLE (red hat), gratuita, altamente estável e possuir uma comunidade grande. É praticamente idêntico ao Fedora em relação ao modo de usar (comandos). Ele é tão estável que eu nunca tive problema de travamento com ele. Se travou, foi por causa do host windows, mas a máquina virtual mesmo não teve culpa.